sábado, 28 de março de 2015

Cinética Química: Aula experimental

Aula de química no laboratório é sempre mais interessante...e foi isso que os alunos do segundo colegial do Colégio Drummond puderam vivenciar no laboratório recém construído.

Estávamos começando a falar de Cinética Química que é o ramo da química que estuda a velocidade das reações químicas bem como os fatores que podem alterar esta velocidade.

Nesta aula, os alunos foram separados em 4 grupos de 4 alunos e eles puderam verificar a influência da concentração na velocidade de uma reação química, tabelar os resultados e posteriormente graficar os dados experimentais.

A reação estudada foi a do Tiossulfato de sódio (Na2S2O3) com ácido sulfúrico (H2SO4), segundo a reação simplificada:

Exemplo da reação dos íons tiossulfato com ácido sulfúrico.
Nesta reação, os íons tiossulfato reagem com os íons hidrônio formando enxofre sólido, insolúvel em água. A presença do enxofre pode ser verificada pelo turvamento da solução até a formação de um precipitado amarelado.

A reação de formação do enxofre foi verificada em função das diferentes concentrações de íons tiossulfato. Quanto mais diluída a solução, maior é o tempo gasto para a reação se completar e foi exatamente isso que os alunos puderam verificar e coletar os diferentes tempos de formação do enxofre.

Os resultados foram tabelados, plotados em um gráfico de Concentração em função do tempo e interpretado, como pode ser visualizado abaixo. Utilizou-se os dados de um dos grupos para plotar o gráfico, utilizando o programa Origin. E ainda, pode ser avaliado a ordem de reação desta.

Resultados experimentais do tempo de reação em função da concentração

Manteve-se a concentração de ácido constante em todas os tubos. Desta forma é possível verificar a influência da velocidade de reação em termos do tiossulfato de sódio. A figura abaixo mostra a variação da concentração em função do tempo de reação.

Gráfico de concentração de tiossulfato de sódio em função do tempo de reação com o ácido sulfúrico


Abaixo, uma pequena amostra desta "experiência" vivida pelos alunos do segundo colegial do Colégio Carlos Drummond de Andrade de Barretos...uma escola que confia no trabalho de seus professores. Obrigado pela oportunidade!! E ainda, sem a dedicada ajuda do estagiário Luciano Américo Machado, aluno concluinte do curso de Licenciatura em Química do UNIFEB, não seria possível alcançar este resultado. Valeu Luciano!!


Um comentário:

  1. Muiiiiito legal!
    Estou tendo super oportunidades com este estágio. O prof. Yô é um grande mestre. Parabéns aos alunos que foram muito participativos e dedicados em fazer o experimento. E este é o primeiro de muitos.

    ResponderExcluir