terça-feira, 24 de março de 2015

A etimologia das palavras



Em uma das minhas vídeo aulas da Univesp, o professor Gabriel Perissé nos apresenta a importância de conhecer a etimologia das palavras para a produção de texto. Etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Em outras palavras, etimologia é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica. A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado).

Na própria Bíblia, em Genesis, foi dada ao homem a tarefa de designar nomes aos animais, mostrando o poder linguístico do ser humano de poder nomear as coisas:


19De­pois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 20As­sim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.

Genesis, 2:19- 20.

Em seu blog, Gabriel Perissé traz inúmeros exemplos da origem e significado das palavras. Um de seus exemplos está a origem da palavra gari. Conhecemos o gari como o sujeito que faz a limpeza urbana. Rio de Janeiro do século XIX estava crescendo e se desenvolvendo. Paralelamente, o lixo urbano também, principalmente pela grande quantidade de estrume de cavalo deixado nas ruas. Para solucionar o problema, o Ministério Imperial contratou uma empresa especializada em limpeza urbana chamada Alexis Gary Cia. Seu dono, Pierre Alexis Gary, empregava pessoas uniformizadas para varrerem e coletarem o lixo urbano. A turma do Gary fez sucesso e acabou conhecidos como gari. Existem outros exemplos interessantes em seu blog.

Para finalizar, assim como na Teoria da Evolução, os seres vivos nascem, se desenvolvem, tem um apogeu e muitas vezes morrem, podemos pensar nas palavras usadas em nosso dia que elas também passaram por este ciclo de nascimento, desenvolvimento e morte, seja por desuso ou pela extinção de uma língua.

REFERENCIAS:
 PERISSÉ, G. Os garis estão chegando. Disponível em: http://palavraseorigens.blogspot.com.br/. Acesso em 14/09

ORIGEM DAS PALAVRAS: SITE DE ETIMOLOGIA. Disponível em: http://origemdapalavra.com.br/site/. Acesso em 14/09/14.

Um comentário:

  1. Grande Mestre!
    Adorei a postagem. Conhecer mais sobre nossa língua é um prazer, é cultura.
    E tenho uma sugestão! Que tal se continuasse essa postagem com mais algumas palavaras tão presentes em nosso dia a dia como: Bluetooth, chopp, sofá...
    E poderia também, creio que em outra postagem, citar algumas palavras que já cairam em desuso. Aquelas dos livros dos romancistas brasileiros...

    Um abraço!

    ResponderExcluir