terça-feira, 4 de março de 2014

Gentileza gera gentilieza

Recebi este vídeo que me fez refletir um pouco sobre como as pessoas estão se tratando.
Estamos em uma era na qual os principais relacionamentos que as pessoas se mantém fiel é com seus celulares, tablets, notebooks, iphone, ipad, ultrabooks, etc.
Esta geração nova não está acostumada a dizer "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Aquelas longas conversas sentado na sargeta, em frente de casa como os amigos já não existem mais..
Outro dia, fiquei observando uma família em uma lanchonete enquanto esperava meu pedido. Estavam sentados o pai, a mãe e uma filha adolescente. Durante os quinze minutos que fiquei por ali, os observando, eles não trocaram uma única palavra...Estavam todos os três com seus respectivos smartphones.
Não está havendo mais aquela conversa olho no olho, os papos sobre música, bandas...não se fala mais sobre essas coisas...essas coisas são mostradas, compartilhadas em vídeos, comentadas, seguidas pelos os amigos...tudo, menos a conversa cara a cara.
Se estamos nos comunicando menos uns com os outros, estamos também deixando de ser gentis, pois a paciência, que era uma virtude, se tornou uma relíquia.
A paciência tem se extinguido das nossas vidas. O acesso pronto e rápido das informações nos fizeram esquecer de sermos pacientes e saber esperar. Se o download demora muito, se o filme não carrega rápido, se o jogo demora para abrir na tela do computador, se a internet é lenta demais tornam nosso momentos menos prazerosos.
Estamos deixando de ser pacientes para sermos pacientes dessa prisão cibernética.
Assistam o vídeo, no qual me lembrei dos tempos em que gentiliza gerava gentileza, onde a bondade era praticada diariamente pelas pessoas.
Não estou aqui dizendo que isso tudo acabou ou que não há mais bondade na humanidade. É claro que há muitas pessoas boas e com boas intensões. Só quero que todos reflitam que devemos passar mais tempos com pessoas do que com as máquinas. Devemos interagir mais uns com os outros, nos preocupar mais com nossos semelhantes e sermos sensíveis o suficiente para aceitarmos que "existe muito mais coisas entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia".
Confiram o vídeo.
 Um bom dia a todos!!!

2 comentários:

  1. Muito legal, Norberto. Vamos cada um fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
  2. Outro dia estava em um barzinho e comentei com meu pai: Olha a mesa ao lado pai, aquelas três moças, desde que chegamos elas não trocaram uma palavra, estão vidradas no celular que nem percebem o que ocorrer ao redor. Muito Bom.

    ResponderExcluir