segunda-feira, 10 de março de 2014

Robocop e os filmes dos anos 80

Hoje fui conferir o remake do  filme ROBOCOP dirigido pelo brasileiro José Padilha que marca sua estréia na direção de um filme americano, bem ao modo Hollywoodiano. Minha companhia foi minha sobrinha Ana Luiza, de 13 anos.
Cena do Robocop de 1987

São duas gerações assistindo um filme de duas gerações (irônico não??). Minha sobrinha ficou intrigada do porque eu queria tanto ver este filme e ao final ela me disse não entendeu o final.

Talvez porque não teve aquela famosa cena no qual o Robocop chega com seu carro tudo baleado, destroi um ED-209 e vai atrás de Dick Jones para prendê-lo por assassinato onde mostrando um vídeo de sua confissão, mas acaba sendo impedido pela "Diretiva 4" na qual não pode agir contra um membro da OCP. Ameaçado Dick agarra O Velho ameaçando matá-lo quando este diz "Dick, está despedido!" Anulada a Diretiva 4, o Robocop efetua três disparos com sua arma fazendo com que Dick Jones caia pela janela do prédio. Em seguida, Robocop gira sua arma como os cowboys do velho-oeste guardando na "gaveta" de sua coxa. Ao sair O Velho diz: "Boa pontaria filho! Qual o seu nome?" Após uma breve pausa ele responde: "Murphy" e sai andando após um singelo sorriso. Clássica cena!!! O filme foi tão popular na década de 80 que ganhou mais duas sequências (não tão boas) e uma série de desenho animado.

Desenho animado da série "Robocop: The Animated Serie"
com 12 episódios e exibido em 1988

Símbolos da OmniCorp (Robocop de 2014
 e OCP (Robocop de 1987)
Gostei bastante deste novo Robocop e os efeitos especias foram muito bons!! Gostei de ver os ED-209 e nas cenas finais onde estão no heliporto do prédio o novo Robocop diz para Raymond Sellars "Vivo ou morto, você vem comigo". Lembram desta fala no filme original?? Mas não tinha a OCP, mesmo que o símbolo da OmniCorp, criadora das máquinas, fosse bem semelhante.

Ficou claro que José Padilha fez um ótimo trabalho, pois assim como em seu trabalho em Tropa de Elite, "missão dada é missão cumprida" ele gosta de exaltar este lado corrupto da polícia e da política.
Já o traje preto não me agradou muito. Ainda prefiro o modelo em tons metálicos. Mas os sons da pisada e dos movimentos dele ficaram ótimos!! (Já imitei muito estes sons ao andar).

Robocop de 2014, dirigido por José Padilha.
Me agradou bastante ele ter tido uma conexão forte com a sua família (esposa e o filho) após o seu atentado e em todo desenrolar da história. Coisa que achei que deveria ter tido no filme original.

Mas cá entre nós, Clássico é Clássico!! Não posso dizer que este novo Robocop superou o "primeiro". Talvez porque eu já conhecesse a história, assim como você lê um livro e depois vai conferir sua versão cinematográfica. Ou mesmo porque nos anos 80 tenha sido uma época mágica para os filmes. Tanto é que muitos filmes de hoje são remakes deles. Padilha tem créditos por dirigir um remake que deu certo, pois a maioria não foi assim.



Comparem "Conan - O Bárbaro" de 1982 com o de 2011 por exemplo. O primeiro, estreado por Arnold Schwarzenegger, foi uma obra-prima juntamente com "Conan - O Destruidor". Já seu remake teve alguns bons momentos. O mesmo posso dizer do "Karatê Kid" de 2010 onde o jovem Dre, interpretado por Jaden Smith, aprende kung-fu (arte marcial mais popular da China) com o Sr. Han. Este filme deveria chamar "Kung-fu Kid" muito diferente do original de 1984 onde o Sr. Miyagi, um japonês veterano de guerra domina as técnicas do karatê.
Alguns remakes dos filmes dos anos 80 até me divertiram bastante, como por exemplo "Sexta-Feira 13" e "A Hora do Pesadelo" onde Jason Voorhess e Fred Kruger sempre me divertirá, qualquer que sejam os filmes, que diga-se de passagem, assisti a todos!!

Os anos 80 ainda contou com "Os Goonies" de Steven Spielberg, onde aquele grupo de garotos, embalados pela cantora Cindy Lauper, partem para uma aventura e encontram um tesouro que os salvam de ter de deixar suas casas!! Já o filme "Conta Comigo", adaptado de um conto "O outono da inocência - O corpo" do famoso escritor Stephen King tem também um grupo de quatro garotos que partem em uma aventura para encontrar um corpo de um adolescente perdido na mata. Não podemos nos esquecer do clássico "ET-O Extra-Terrestre" também de Spielberg.
E quem não se lembra daquele "chute" que Daniel "Sam" Larusso dá na cara daquele lourinho Johnny em "Karatê Kid" ou de Alex Owens em sua clássica performance em "Flashdance" ou ainda Kevin Bacon dançando em "Footloose - Rítmo Louco" e Patrick Swayze em "Dirty Dance"?

Não posso me esquecer das grandes comédias como "Férias Frustadas" com Chevy Chase, "Loucademia de Polícia", o quarteto de "Caça-Fantasmas" e Ferris Beuller em "Curtindo a Vida Adoidado" e das grandes aventuras de Indiana Jones, Marty Mc'Fly e Luke Skywalker em "Indiana Jones", a série "De Volta para o Futuro e "Star Wars - O Império Contra-Ataca" e o "Star Wars - O Retorno de Jedi" tendo os dedinhos de Spielberg e George Lucas nestes últimos.

Filmes Clássicos dos anos 80: Vemos ainda
"A Lagoa Azul", "História sem Fim "e "Jamaica
abaixo de zero"
É claro que minha lista seria muito longa como por exemplo o famoso Mike Dundee e sua "big" faca em "Crocodilo Dundee", ou Tom Cruise e Val Kilmer como os ases galãs em "Top-Gun", "Tuff-Turf o Rebelde", "3 Solteirões e um Bebê", os robozinhos espaciais com poderes extra-terrestre em "O milagre veio do espaço" de Spielberg, ou ver a linda Elisabeth Shue (a namoradinha de Daniel Larusso) em "Uma noite de aventuras". E os ursinhos Ewoks que também aparecem em "StarWars o Retorno de Jedi" ou as criaturas em "Os Gremlins". Ou ainda Geena Davis em "Os fantasmas se Divertem", ou ver Tom Hanks bancando o garoto e tocando o Bife no piano com os pés em "Quero ser grande". "Corra que a polícia vem ai", "Um morto muito louco" (já no final dos anos 80) e por ai vai!! Ah!, já estava me esquecendo de Sylvester Stallone que intepretou John Rambo em "Rambo 1, 2 e 3" e novamente Arnold Schwarzenegger em "O Exterminador do Futuro" vive o andróide mais famosos de todos os tempos, enviado ao passado para matar a mãe daquele que viria a ser seu maior inimigo, John Connor.

Bom, sempre gostei de filmes e muitos deles assisti na famosa "Sessão da Tarde" e muitos outros, principalmente os filmes de terror (sempre gostei deste gênero), assisti aos sábados a noite no "Supercine" na qual, em algumas ocasiões, eu tinha de pedir para minha mãe para me deixar ficar acordado para assistí-lo ou me acordar (quando eu dormia antes) quando fosse começar, pois para mim, era muito "tarde da noite". Talvez toda essa influência de gostar de filmes tenha vindo dos meus pais, principalmente da minha mãe que adora de filmes. Não me considero um cinéfilo...tá bom, só um pouco pois sempre gostei e assisti muitos filmes bons.

Chirstopher Reeve em Superman de 1978 como Clark Kent
  e Kal-El que ainda ganharam mais
3 sequências
Recentemente estamos sendo bombardeados com filmes de super-heróis. Confesso que gosto muito também, pois cresci assistindo "Os Superamigos" (Liga da Justiça), com o Superman, Batman & Robin, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Aquaman, no extinto "Show da Xuxa" e os seriados do Batman (dos anos 60) exibidos na antiga TVS (SBT). Depois vieram os longas de heróis. Superman foi o primeiro que ficou marcado na minha infância, apesar de ter sido lançado em 1978, suas sequências foram lançadas nos anos 80. Christopher Reeve, na minha opinião, imortalizou Clark Kent e Kal-El.

Lembro-me do filme (fiasco) do He-Man ("Mestres do Universo"). Mas foi legal ver o Dolph Lundgren se tornar o He-Man, e os outros personagens como Esqueleto, Feiticeira, Mentor (Duncan) e Teela, de carne e osso...

Logo dos Estúdios Marvel
E recentemente, surgiram os estúdios Marvel que produz os filmes baseados nas Histórias em Quadrinhos.

Super produções como "Homem de Ferro", "Homem Aranha", "X-Men", "Capitão América", "Hulk", "Thor" e finalmente "Os Vingadores". "Batman" e "Homem de Aço", da gigante DC Comics, também produziu seus longas-metragens. São tipos de filmes que o infinito é o limite e acaba ficando um pouco repetitivo. Mas como eu disse, gosto dos filmes de super-heróis, pois fazem parte da minha cultura pop dos anos 80, pois ficávamos imaginando os desenhos animados tornando-se filmes.

Os Vingadores de 2012
Claro que muitos desses filmes acabei assistindo nos anos 90, que também foi uma época de ouro, que podemos falar dela em um outro post, mas jamais, em outra época, haverá um tempo de maior expressão cultural do que os anos 80.

Deixe, nos comentários, os filmes desta época que te marcou, caso eu tenha deixado de citá-lo.

Bom, é isso ai!! Espero que tenham gostado,

Curta, comente e compartilhe!!

Abraço!

6 comentários:

  1. Falou e disse, Norberto. Nada como a nossa cultura dos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que adoramos a clara demonstração de manipulação da opinião pública pela mídia. (tapa na cara da guerra do Iraque). Mas sentimos pela cena, bem no início, do garoto sendo morto por um ED por estar com uma faca na mão, não ter sido explorada de alguma forma. Parece que foi uma cena em vão.. tão forte e desperdiçada. Entendemos que "cortaram as imagens" devido a manipulação de opinião, mas ainda assim, devia ter sido mais claro isso ou melhor explorado. E também toda essa guerra de "aqui nãaaao, mas nos do outros pode... mata todo muuuundo #melhoresdomundofeelings". Deixa a gente pensando né. Eu acho que clássico é clássico. O robocop 1 é filme blockbuster, já o remake nos deixa tanta coisa pra pensar. E eu gostei disso. Agora pelamordedeus, "Conan - O Bárbaro" e "Karatê Kid", só existem um (ou 2, ou 3 rsrsr.. mas nada de remakes).

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeito para fazer esse devido comentário! Nao sou da época dos clássicos do cinema mas como adoro assistir filme sempre procuro assistir os melhores.. Quando sai um remake de um filme que eu gostei e vejo que ''alguns'' são bem trabalhados e talvez não supere o anterior, mas consegue introduzir bem os novos efeitos que naquela época não tinha! Como a Marvel por exemplo estava falida e eles conseguiram se reergue com os novos filmes superando até as melhores historias de HQ's da DC.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço todos mas muitos desta lista eu acompanhei. Ótimos, Eram de pouca qualidade, mas dá saudade.

    ResponderExcluir
  5. Não assisti todos, mas boa parte destes filmes é da minha época. Eram de poca qualidade, mas dá saudade.

    ResponderExcluir