terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O mito de Newton e a maçã!!

Todo mundo sabe o significado desta imagem:


O que pouca gente sabe é que esta história é só um mito!! 


Não há como negar que o Sir. Isaac Newton foi um dos maiores cientistas (gênios) que já existiu.


Suas contribuições estão presentes no ramo da Matemática, com o cálculo infinitesimal, conhecido hoje como cálculo diferencial e integral, no ramo da óptica com a decomposição da luz branca, no campo da mecânica, com as três leis do movimento e principalmente no entendimento do mecanismo que mantém os planetas em suas órbitas: a gravidade. 


Não há como negar, a gravidade é universal...ela não foi descoberta porque ela já existia...ela foi estudada...as coisas caem...e essa história de Newton e a maçã também caiu!! Mas como surgiu essa história? Estudiosos declaram que esse mito ser originou com a sobrinha de Newton, Catharine Barton. É supostamente aceitável que o Sir. Isaac Newton tenha usado a maçã como uma forma de exemplificar o fenômeno das coisas cairem na Terra..."Imaginem uma bela e suculenta maçã..." e assim vai!! O fato é que a Sra. Barton casou-se com um membro do Parlamento Britânico, Sir. John Conduitt e que por meio dele conheceu o filósofo francês François Marie Arouet, também conhecido como Voltaire e assim, esse célebre filósofo imortalizou a história da maçã em sua obra Letter sur les anglais, de 1734. 


Mas cá entre nós: esse história da maçã é realmente muito emblemática...eu ainda fico imaginando esse cena. Newton, ao pé da macieira, descansando e logo uma maça?? Não poderia ser uma manga ou caqui? A maçã é uma fruta interessante. É a fruta oferecida para os professores...foi a fruta que Adão e Eva traiu a confiança de Deus, embora na Bíblia não fale exatamente da maça. E não podemos nos esquecer qual foi a fruta oferecida à Branca de Neve pela bruxa?? Os atributos maléficos da maça pode ser devido ao seu nome científico Malus pumila derivado da palavra latina que significa "mal" que de mal não tem nada!!


Bem ou mal, essa história toda me deu vontade de comer uma suculenta maça, que aliás, para nós professores é um ótimo aliado na manutenção das cordas vocais... Vai uma maça ai??


Referência: Alexandre Cherman & Bruno R. Mendonça. "Por que as coisas caem?"

4 comentários:

  1. Grande amigo e parceiro Yô...gostei muito do seu blog. A julgar pela sua criatividade e paixão por tudo o que faz, creio que ele terá vida longa e será de muita utilidade para todos que gostam de Química e também de uma boa leitura. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu grande amigo José Marcelo!! Saiba que o seu blog serviu de inspiração para que eu pudesse ativar o meu. Obrigado!!

    ResponderExcluir