O processo de formação da chuva é basicamente processos físicos. O que envolve a evaporação da água de mares, rios, lagoas, etc..,a transpiração de animais e vegetais, a subida desses vapores, formação das nuvens com a condensação desses vapores de água pelas massas de ar frias em grandes altitudes e em seguida a precipitação da umidade formada na forma de chuva. Bem, não tão simples como colocado aqui, mas é basicamente isso.
O que pouca gente sabe, é que aquele aroma agradável que se forma após iniciar ou ao final das chuvas é basicamente causado por coquetel de substâncias, inclusive uma delas produzidas por uma bactéria!! Isso mesmo, uma bactéria chamada Actinomicetos, um tipo de bactéria filamentosa que cresce no solo sob condições ideais de umidade e temperatura. Quando o solo está seco, esta bactéria entra em um estado de hibernação. Quando chove, as gotas de água que atingem o solo essas bactérias liberam no ar milhares de esporos (células reprodutoras). Além da reprodução, esses esporos são responsáveis por odor de chuva.
Imagem do Actinomiceto, uma bactéria presente no solo no qual seus esporos apresentam o odor de "cheiro de chuva" ou "cheiro de terra" |
Mas não é somente esses esporos os únicos responsáveis. Existe também a contribuição de alguns óleo voláteis produzidas por plantas e árvores que ficam no solo e são dispersos no ar pela ação das chuvas. E ainda a presença de ozônio e a acidez das chuvas devido aos produtos químicos presentes na atmosfera.
Mas de qualquer forma, esse odor agradável que sentimos com a chegada e o fim das chuvas tem bastante física, química e biologia envolvida!!!
A ciência não é mesmo fascinante??
Que linda definisao da chuva amigo fc feliz com seu sucesso. E parabens pela familia linda bjs saudades fc com deus de sua amiga amanda cristiane
ResponderExcluirOi Amanda. Obrigado pelas palavras e fico que feliz que tenha gostado do texto. Abraço.
Excluir