Bicarbonato de sódio, NaHCO3.
Um sal branco, presente em diversas composições de anti-ácidos estomacais. Vendidos em farmácia, como medicamento e em supermercados, como grande aliado na cozinha.
O bicarbonato de sódio é um composto muito útil em nossas casas.
Alguma vez você já presenciou a adição de açúcar em molhos de tomate?? Pois bem, tomates são frutos ácidos (podendo chegar a pH 4), consequentemente, os molhos de tomates industrializados também apresentam certa acidez, devido ao tomate e alguns aditivos e conservantes.
Dependendo da marca do molho, essa acidez é mais ou menos acentuada.
É muito comum as pessoas colocarem açúcar para diminuir essa acidez. O único efeito que o açúcar faz ao molho é deixá-lo doce, mascarando assim, o sabor azedo.
Lembrando das aulas de química, o que neutraliza um ácido é o uso de uma base, de algo alcalino...Opa!! o bicarbonato de sódio é uma substância de caráter básico, tanto é que é usado em anti-ácidos. Assim, ao invés de açúcar, adicione ao molho uma colher de café de bicarbonato de sódio. Com isso, diminua na quantidade de sal de cozinha adicionado, por conta do bicarbonato de sódio adicionado.
A reação de neutralização pelo bicarbonato de sódio é:
Outro uso interessante do bicarbonato de sódio na cozinha, é para manter verde os brócolis, escarolas e vagens cozidas. Quando se cozinham esses legumes há uma perda da coloração verde pela ação de ácidos naturalmente presentes nos
vegetais e na água que, com o aquecimento em água solubilizam e substituem o
magnésio, presente na clorofila, formando um novo composto não mais verde. A perda da coloração, pode ser expressa pela seguinte reação:
Para minimizar e perda da coloração desses legumes, adiciona-se substância básica, como o bicarbonato de sódio, que impede a troca do magnésio pelo íon hidrônio.
E a química não é realmente SURPREENDENTE??
Nenhum comentário:
Postar um comentário