A confiabilidade das informações é tão importante quanto o próprio recurso informacional. Um outro ponto importante é a organização das informações onde o próprio usuário precisa organizar as informações encontradas em sua busca, assim, como a analogia da gaveta de roupa desorganizada.
Desta maneira, as informações disponíveis na web podem estar desorganizadas ou organizadas. Muitas informações organizadas podem ser encontradas nos sítios chamados de portais. A manutenção das informações dos portais são feitas por diversos profissionais, tais como bibliotecários, documentalistas, professores, dentre outros, o que, de forma geral, trás um custo para mantê-lo no ar, apesar de muitos profissionais o fazem como voluntários. Assim, os portais são agregadores de informação na web.
Os principais portais abordados na vídeo aula foram: LearnChemistry, com conteúdos voltados aos mais diversos assuntos do ramo da química, e o LearnEnglish com informações necessárias para o aprendizado da língua inglesa. É claro que estes dois portais estão na língua inglesa o que requer um conhecimento nesta língua para poder usufruir completamente das informações ali disponíveis.
Existem ainda, os portais que disponibilizam Teses de Doutorado e Dissertação de Mestrado na íntegra. Tais portais são conhecidos como Bibliotecas Digitais sendo que as principais universidades paulistas públicas, tais como USP, UNESP e Unicamp tem este tipo de informação. Outros portais importantes abordados foram: IBGE, Scielo e o portal da CAPES. O portal do IBGE trás diversas informações estatísticas, pesquisa de censo, etc.
No Scielo e o Portal CAPES o usuário encontra artigos científicos nacionais e internacionais disponíveis para consulta ou até mesmo download. Vale ressaltar que, mesmo sendo de domínio público as informações disponíveis, em alguns casos faz-se necessário estar em um servidor específico, que pode ser feito se deslocando aos terminais de consulta na própria universidade ou ter as senhas de acesso do servidor de qualquer computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário