sábado, 25 de abril de 2015

I Expo Aeromodelismo no North Shopping

Para os amantes de aeromodelismo, está exposto no North Shopping Barretos, a I Expo Aeromodelismo realizada pela Associação Barretense de Aeromodelismo-ABAER, denominada Cowboys do Céu em parceria com o North Shopping e a Casa André Luiz.

A exposição, ainda com caráter filantrópico, será importante para dar visibilidade na Associação e quem sabe assim adquirir mais associados.

Contamos com mais de 30 aeromodelos, dos mais variados tamanhos e modelos. O que tem chamado mais a atenção dos visitantes é o aero do Fernando Muraish, um GeeBee com motor gasolina de 200 cc e um jato do Luiz Cláudio. Além destes, há aeros escalas, com Super Decathlon, Extra, Sukoi, Cap, Yak, Edge, Ultimate, Super Stearm, T-27, Mustang, dentre outros. E há também os a propulsão elétrica feitos de depron e madeira balsa. 

Apesar da Associação ABAER ter sido formalizada no final de 2014, alguns integrantes praticam este hobby está na ativa há mais de 2 décadas. Eu estou neste grupo há 7 anos. Um hobby apaixonante que trás fortes emoções!!

Venham prestigiar este evento e doando 1 litro de leite para a Casa Transitória André Luiz, curta a emoção de ser um aeromodelista em um de nossos Simuladores de Voo instalado para vocês!

Curtam, abaixo, algumas imagens tiradas da exposição. Seja um aeromodelista...pratique este hobby



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Representação do Mundo Real no Mundo Virtual

Qual pílula você escolheria?
Diferente da ficção científica, onde para se desvincular do mundo virtual, era necessário escolher entre a pílula azul ou vermelha (ref. Filme Matrix, 1999), a realidade virtual está maciçamente presente no processo ensino-aprendizagem.

Existem diversas plataformas virtuais que simulam a vida real, tanto em um contexto educacional, como o caso do Terf ou o programa Second Life, um ambiente virtual que simula a muitas atividades vida real. É claro que estas plataformas de simulação da vida real podem locais ou até mesmo situações fictícias ou ainda ambientes reais digitalizados. Mas de qualquer maneira, para a representação do mundo real no mundo digital é necessário da tecnologia digital.
Em um contexto acadêmico e educacional, a representação virtual pode auxiliar o usuário ou estudante de várias formas. Por exemplo, para um professor de biologia que está ensinando sobre o corpo humano, o uso do Projeto Homem Virtual (clique na imagem) pode auxiliá-lo, onde o professor pode mostrar partes ou até mesmo o funcionamento de órgãos internos do corpo humano em uma simulação 3D.

http://www.projetohomemvirtual.com.br/
Projeto Homem Virtual
(Clique para conhecer)
Um outro exemplo, são as visitas virtuais aos mais diversos Museus importantes espalhados pelo mundo. Na plataforma virtual do Museu de História Natural de Washington, EUA, por exemplo, o visitante pode transitar por suas galerias e corredores.

É evidente que nenhum tour virtual se compara com a uma visita real, pois em uma plataforma virtual, como no caso de um museu ou teatro, você não experimenta a sensação de sair de sua casa, pegar o carro, ou até mesmo o ônibus ou metro e aproveitar o caminho, vislumbrando outras sensações. Em contrapartida, sem as plataformas virtuais, não seria possível conhecer (mesmo que virtual) um museu importante, nem as obras ali expostas. 



http://www.mnh.si.edu/panoramas/
Museu de História Natural de Nova York
(Clique para conhecer)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Os portais da WEB

    A confiabilidade das informações é tão importante quanto o próprio recurso informacional. Um outro ponto importante é a organização das informações onde o próprio usuário precisa organizar as informações encontradas em sua busca, assim, como a analogia da gaveta de roupa desorganizada. 

    Desta maneira, as informações disponíveis na web podem estar desorganizadas ou organizadas. Muitas informações organizadas podem ser encontradas nos sítios chamados de portais. A manutenção das informações dos portais são feitas por diversos profissionais, tais como bibliotecários, documentalistas, professores, dentre outros, o que, de forma geral, trás um custo para mantê-lo no ar, apesar de muitos profissionais o fazem como voluntários. Assim, os portais são agregadores de informação na web. 

    Os principais portais abordados na vídeo aula foram: LearnChemistry, com conteúdos voltados aos mais diversos assuntos do ramo da química, e o LearnEnglish com informações necessárias para o aprendizado da língua inglesa. É claro que estes dois portais estão na língua inglesa o que requer um conhecimento nesta língua para poder usufruir completamente das informações ali disponíveis. 

    Existem ainda, os portais que disponibilizam Teses de Doutorado e Dissertação de Mestrado na íntegra. Tais portais são conhecidos como Bibliotecas Digitais sendo que as principais universidades paulistas públicas, tais como USP, UNESP e Unicamp tem este tipo de informação. Outros portais importantes abordados foram: IBGE, Scielo e o portal da CAPES. O portal do IBGE trás diversas informações estatísticas, pesquisa de censo, etc. 


No Scielo e o Portal CAPES o usuário encontra artigos científicos nacionais e internacionais disponíveis para consulta ou até mesmo download. Vale ressaltar que, mesmo sendo de domínio público as informações disponíveis, em alguns casos faz-se necessário estar em um servidor específico, que pode ser feito se deslocando aos terminais de consulta na própria universidade ou ter as senhas de acesso do servidor de qualquer computador.