sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Idiocracia

Esta semana no Colégio, os alunos puderam assistir o filme Idiocracia. Uma comédia, mas com uma mensagem muito interessante sobre o futuro da humanidade. No filme, Joe Bowers participa de uma experiência de hibernação em câmara de criogenia. Entretanto, ao acordar 500 anos depois, encontra uma sociedade "emburrecida". Como o homem mais inteligente do mundo, apesar de seu QI mediano, se vê na condição de consertar as coisas. 

Após a exibição filme e em um momento de reflexão sobre o impacto das novas tecnologias para o futuro da humanidade, os alunos fizeram uma resenha, ou um texto que expressasse suas opiniões. Abaixo, pode-se notar que eles tiveram esta percepção e uma aluna do 9° ano redigiu este texto:

"Em minha opinião, o filme mostra a realidade sobre o futuro. Hoje em dia tem sempre aqueles que não estudam, mas também tem algumas que “salvam” e estudam, mas no futuro a tecnologia vai ser muito avançada, que as pessoas não vão querer perder tempo estudando se elas podem estar jogando, trocando mensagens, etc.. Se a tecnologia de hoje em dia, que não é tão boa assim, já deixa as pessoas sem estudar, sem tempo pra abrir um livro e ler, imagina com a tecnologia do futuro, que vai estar muito mais avançada.
No filme Idiocracia, a pessoa com o QI baixo (nos dias atuais), no futuro esta com o QI muito alto, o mais alto de todos, por quê? Porque as pessoas se deixaram levar pela tecnologia e esqueceram os estudos para trás. Não podemos dizer que a tecnologia é ruim, pois usamos a tecnologia para quase tudo que fazemos. Se pararmos para pensar, assistimos aulas online, aulas com slides, etc...
Hoje ninguém liga de jogar lixo na rua “ah um lixinho aqui não vai fazer diferença”, sim claro que vai, no futuro... Ninguém pensa no futuro, e só começam a pensar quando começa a perceber que esta perdendo. A água desperdiçada que todos não dão valor no futuro irá fazer diferença, não vai existir água, sem água não tem vegetação, plantio, a final não vai existir natureza.
Como uma pessoa com o QI baixo, consegue no futuro arrumas todas as coisas que as pessoas conseguiram acabar, não teria que ser ao contrário? As pessoas “do futuro” arrumar e acabar com os problemas do passado? A realidade é essa, se ninguém arrumar agora não vai ser depois que ira mudar.
Acho que o filme pode mudar o pensamento de algumas pessoas, pois ele mostra a realidade mesmo, o mundo só tende a perder e não a ganhar, e ninguém para pra tentar arrumar isso, pra se ter um futuro melhor, pois não vamos ser nos que vamos estar presentes no futuro então... ninguém quer resolver os problemas dos outros não é mesmo?
Vamos parar um pouco para pensar no futuro, tentar acabar com um problema que está só começando, que é bem mais fácil que um problema já terminado, que não tem mais solução.
            Vamos tentar ter um futuro com água, natureza, sem pilhas de lixos, com uma boa tecnologia para aproveitarmos com moderação, temos tudo para ter um futuro como queremos"

Ana Luiza Molezini Rezende 
Aluna do 9° ano

Um comentário: