quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Professor: Uma breve história da minha carreira

Hoje, comemora-se o Dia do Professor. Profissão esta que acabou me escolhendo pois não imaginava esta profissão para mim, apesar de minha mãe ter exercido esta profissão por muitos anos e meu pai ter formado em Licenciatura em Química e Matemática.

Quando fui escolher minha carreira para o vestibular tentei Engenharia Mecânica na Unesp de Ilha Solteira...por uma infelicidade, acabei não entrando por ter zerado na prova de inglês. Mas tudo bem, por certos motivos, acabei decidindo cursar Licenciatura e Bacharel em Química...e acreditem, fiz esta escolha influenciado por professores, o professor Conde e a professora Ana Leonor (Nonô). Como sempre gostei de química, transformação, reações explosivas, decidi então encarar o desafio.

Entrei em Química no UNIFEB no ano de 1997, primeiramente no curso de Licenciatura. Me apaixonei pelo curso e decidi que queria seguir a carreira acadêmica. Enquanto cursava licenciatura em química, fiquei maravilhado com o Instituto de Química da Unesp em Araraquara.

Uma das passagens mais marcantes para que eu decidisse cursar Pós-Graduação foi quando eu estava trabalhando no antigo Frigorífico Anglo SA, como analista de laboratório, e num certo dia rotineiro no laboratório, conversando com outro analista, que era formado em Química pela FEB (antiga Unifeb), perguntei se ele tinha vontade de cursar Mestrado e Doutorado. Com toda simplicidade ele me respondeu não teria condições de fazer por ser formado na Feb, que seria muito difícil e que ali estava bom tamanho para ele.

Aquela resposta ficou por muito tempo na minha cabeça...aquela rotina de laboratório estava começando a me incomodar. Claro que, muitos gostam desta rotina de laboratório. Mas eu, não vi perspectiva de crescimento nesta empresa. Conversando com o professor Jeosadaque Sene, fui envolvido pela sua narrativa empolgante de cursar mestrado e doutorado, já que ele próprio havia feito. Não esqueço suas palavras: "Vá e faça, o mestrado abrirá sua mente, ampliará sua concepção de química, de ciência"

Terminei a Licenciatura em Química e já estava decido fazer mestrado, mesmo com as palavras de desânimo daquele analista na minha mente e com o incentivo de meu professor. Por ironia do destino entrei no Curso de Mestrado em Ciências de Materiais no Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira, o primeiro lugar que eu já quis estudar.

Lá, tive um grande orientador, o Prof. Victor Ciro, um peruano que confiou em meu trabalho e como químico, me deu o trabalho de desenvolver filmes finos com possível aplicação em células solares utilizando um método químico de deposição. Aprendi muito com este professor orientador o qual conversávamos sobre tudo, desde filme fino até músicas peruanas.

Não posso dizer que foi fácil, tive de estudar muito, mas consegui terminar o Curso, defendendo minha Dissertação dois anos e quatro meses após meu ingresso. Como lá ainda não havia curso de Doutorado, decidi procurar outra instituição. Conversando com o professor Cláudio Carvalho, me indicou um orientador na Unesp de Araraquara...olha o destino novamente agindo de formas misteriosas!

Em meados de 2002, estava matriculado no curso de Doutorado em Química sendo orientado por um dos maiores autoridades na área de Cerâmica. Em Araraquara, cursei a disciplina de Química Analítica como estágio docência com outra celebridade: o professor Massao Ionashiro, considerando um dos maiores químicos analíticos da América Latina. Com todo seu conhecimento em química e análise térmica e por sua simplicidade de levar a vida, levo até hoje alguns de seus conselhos dados durante uns e outros cafézinhos na cantina do Diretório Acadêmico.

Em 2005, bem na metade do curso de Doutorado, surgiu a oportunidade de lecionar a Disciplina de Físico-Química para o curso de Bacharelado em Química Tecnológica no atual UNIFEB. Fui aprovado no processo seletivo público e comecei esta jornada de professor universitário na mesma instituição onde tudo começou para mim.

Estou no UNIFEB há 9 anos e ainda leciono em uma escola de ensino médio e fundamental, o Colégio Carlos Drummond de Andrade. Já colhi muitos bons frutos nesta carreira que, de uma forma ou de outra, nunca há rotina, e como disse meu amigo e professor José Marcelo, estar na sala de aula, nossa mente nunca envelhece.

Como se tudo isso já não bastasse, o destino trouxe para minha vida uma pessoa maravilhosa, minha esposa...que também é professora de educação fundamental.

Em minha última colação de grau, na qual fui homenageado, recebi um presente em que nele estava escrito: "Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina - Henry Adams"

Agradeço as influências de minha mãe, primeiramente, e de meus mestres os quais tive o privilégio de ser tocado por esta profissão e Feliz dia dos Professores!!

Esta foi a minha história. Qual é a sua?

Professor Norberto Amsei

2 comentários:

  1. Norberto, meu parça, que bela história e que orgulho em ser seu amigo. Parabéns pelo nosso dia!!

    ResponderExcluir
  2. Minha queria Tia Lúcia me deixou esta mensagem no facebook por não ter conseguido postar aqui no blog. Então, estou postando seu texto:

    BRILHANTE. O Dicionário Aurélio traz como significado: 1.Diamante que tem plana a face superior e facetadas as laterais e inferior., 2 Que brilha. 3 Muito notável.4 Excelente, pomposo.5 Ilustre.6 Muito prometedor.
    Para mim, brilhante em todos os seus sinônimos, descreve exatamente meu primeiro sobrinho varão, Norberto Luiz Amsei Junior, mais conhecido por Yô, apelido carinhosamente dado por seu irmão Chafei, que ao iniciar suas primeiras palavras o definiu com tamanha propriedade, que fora adotado por todos que o cercam até os dias atuais.
    O Yô para mim é muito mais que um sobrinho, pois exatamente como lhe é sinônimo ele sempre brilhou, começando a andar e a falar muito cedo demonstrando uma inteligência ímpar em seu desenvolvimento infantil, também sempre foi muito notável em tudo que fazia, independente e destemido, ao, com apenas cinco anos de idade iniciar suas aulas de artes marciais, indo sozinho com sua bicicletinha para a academia que se localizava a mais de dois quilômetros de sua casa. Excelente aluno, era sempre elogiado pelos professores do primário, alcançando esta qualidade até a faculdade, quando arrancou lagrimas emocionadas de seus pais ao ser homenageado pelos professores como o melhor aluno da turma, do dia de sua formatura.
    No âmbito familiar ele sempre nos surpreendeu, por ter um caráter exemplar, demonstrando um profundo carisma e amor por todos aqueles que o rodeavam. Bom neto, bom sobrinho, bom afilhado, bom filho, bom irmão e hoje também um bom marido e bom pai.
    Nunca me lembro de tê-lo repreendido ou de presenciar qualquer deslize em sua ilibada conduta como criança, jovem e adulto.
    Integro, correto, amável, gentil, tem sido ricamente abençoado por Deus, que o livrou da morte em um infortúnio e grave acidente do passado, acidente este que não lhe resultou qualquer sequela, para honra e gloria de Jesus.
    É possuidor de inúmeros dons espirituais, dons este que vai da profunda desenvoltura na arte musical e outras habilidades artísticas e, infinitamente, no gratificante dom de ensinar a complexa e emaranhada ciência química, em todas suas ramificações e transmitir com naturalidade e domínio, este aprendizado àqueles que o buscam.
    És sim, meu sobrinho amado, um verdadeiro Diamante que tem plana a face superior e facetadas as laterais e inferior. Plana para abarcar com amor todos que o cercam e faceadas para sustenta-los neste sincero amor, possuindo a dureza nos momentos necessários, mas também a flexibilidade nos momentos certos, tudo isto com um brilho fenomenal que lhe é próprio.
    Brilharas ainda muito mais e muito mais bênçãos de Deus estão reservadas a você e a sua linda família.
    Parabéns por este blog, por todas suas vitórias e por tudo que representa para todos nós.
    Continue sendo o que és.
    TE AMO INCONDICIONALMENTE!!!
    De sua tia Lucia, mas pra você, sempre Tetê. (apelido carinhoso dado por você que a mim sempre soou como uma caricia no coração)

    ResponderExcluir