sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ideias Geniais: Os Raios-X de Rontgen

Na Alemanha, no ano de 1895, Wilhelm Rontgen observou uma espécie de radiação eletromagnética desconhecida, o qual atribui o nome de Raios-X.
Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923)

Os Raios-X são radiações de alta energia emitidas quando elétrons em movimento rápido perdem energia muito depressa.

Os Raios-X são altamente penetrante e, em grande doses, podem causar sérios danos aos tecidos vivos. Sua descoberta deu início à era moderna da Física e Química e revolucionou a Medicina.

Rontgen, um professor de física na Universidade de Wurzburg, descobriu acidentalmente os raios-X quando estava fazendo experimentos com o tubo de Crooke (um tubo de vidro de descarga de gás de alta voltagem).

Ele percebeu que uma pequena tela de platinocianeto de bário que estava pousada sobre a bancada brilhava intensamente quando ele passava corrente através do tubo. Quando colocou a mão entre a tela e o tubo, ficou surpreso ao ver uma imagem dos ossos na tela. Colocou uma chapa fotográfica e uma chave dentro de um envelope de papel pardo e colocou o pacote perto do tubo. Quando revelou a chapa, a silhueta da chave apareceu.
Primeira imagem de Raios-X da históra,
tirada por Rontgen. Fonte: Veja na História

Rontgen trabalhou febril e secretamente - sequer contou a sua esposa sobre sua descoberta -  durante sete semanas para descobrir as propriedades da radiação misteriosa que saia do tubo. Ele anunciou sua descoberta em um artigo: "Sobre o novo tipo de raios, uma comunicação preliminar", no qual descreve metodicamente, em 17 seções numeradas, as propriedades dos novos raios: podem passar através da madeira, papel e alumínio; podem ionizar gases; não são afetados por campo eletromagnético; e não apresentam qualquer uma das propriedades da luz. Ele os chamou de Raios-X

"Depois tudo virou um inferno", escreveu Rontgen mais tarde. A notícia causou uma imensa comoção no mundo inteiro. Enquanto cientistas aplaudiram a nova descoberta e trabalham nas experiências de Rontgen, charlatões trabalhavam com o público incauto vendendo roupas íntimas à prova de Raios-X e outros dispositivos.

Charges começaram a aparecer nos Jornais
Fonte: HyperScience
Os jornais da época estavam mais interessados em reportagens fantasiosas e espectulativas o que nos fatos científicos. Um exemplo: "É possível que, se tudo o que recebemos por telégrafo por verdadeiro, não haverá mais nenhuma privacidade na casa das pessoas, já que qualquer que possua um tubo de descarga poderá ter uma visão completa de qualquer interior através de uma parede de tijolos". 

Mesmo a adorada Scientific American (22 de fevereiro de 1896), em vez de informar o lado científico da história, resolveu reimprimir um poema de Punch de Londres. Um trecho: "Rontgen, a notícia é verdadeira e não é truque nem boato vazio; devemos ter cuidado contigo e teu humor macabro e sombrio."

Felizmente, essa bobagem não durou muito. Poucos meses depois, os raios-X já estavam sendo usados para diagnósticos médicos. Rontgen não patenteou seu aparelho. Recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901.

Para ilustrar melhor suas ideias, deixo um vídeo do youtube, do famoso Mundo de Beakman



Fonte:

  • Surendra Verna, Ideias Geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. Gutenberg, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário