Quem nunca esteve em uma enorme fila de supermercado e observava a fila ao lado andar mais rápido. É então quando você decide abandonar a fila em que estava e ir para a outra. É então que a fila que acabou de abandonar começa a fluir mais rápido e a sua agora está parada!!
Esta é a Lei de Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará". Talvez isso não seja devido a algum poder misterioso que a lei tenha e sim nós que damos importância à Lei de Murphy. Quando as coisas dão, nem cogitamos, afinal, esperamos que as coisas sempre funcionem a nosso favor. Mas quando algo não sai como planejamos, procuramos explicar as razões.
A Lei de Murphy baseia-se nas leis da probabilidade, ou seja, na possibilidade matemática de que algo aconteça.

Sendo necessário um ser humano para os testes, o físico e coronel John Paul Stapp foi o voluntário, onde vários testes foram feitos no trenó por meses, levando o coronel ganhar algumas contusões, vasos sanguíneos oculares rompidos e alguns ossos quebrados.
![]() |
Foi quando Murphy veio de outro laboratório trazendo um conjunto de sensores que seriam usados para medir a desaceleração com grande precisão. No entanto, os medidores não mediram aceleração alguma pois os fios estavam conectados de forma errada.
Irritado, Murphy resmungou com o técnico responsável e murmurou algo próximo de sua lei imortal, dizendo algo como "se há duas formas de fazer alguma coisa e uma delas vai resultar em um desastre, é assim que ele vai fazer".
Tempos depois, de volta ao Aeroporto Wright, sua base, Stapp, com um bom senso de humor, reconheceu a universalidade do que Murphy havia dito e em uma coletiva de imprensa disse que a segurança da equipe do trenó foguete deveu-se à Lei de Murphy, dizendo "Tudo que pode dar errado dá errado".
Apesar de não científica, estudiosos elaboram outras leis e teorias para explicar essa Lei. É o caso do uso da Termodinâmica. Para alguns, a Lei de Murphy é sustentada por uma lei natural aceita: a entropia. A maneira como a energia muda de uma forma para outra - e diz que, no universo, os sistemas tendem a acabar em desordem e confusão. A entropia, também conhecida como a segunda lei da termodinâmica, sustenta a afirmação da Lei de Murphy que diz que o que pode dar errado vai dar errado.

Científica ou não, matemática ou não, acabamos nos divertindo em alguns momentos com esta Lei Universal e ainda inexplicável. Abaixo, alguns importantes pontos desta lei:
- Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
- Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
- A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
- O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.
- A fila do lado sempre anda mais rápido.
- Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
- Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
- Você sempre acha algo no último lugar que procura.
- Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
- Se está escrito Tamanho único, é porque não serve em ninguém.
- A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
- O gato sempre cai em pé.
- Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair em pé.
Cinquenta anos depois da famosa lei, em 1999, Stapp, Nichols e Murphy foram agraciados com o Prêmio IgNobel, uma paródia ao prêmio Nobel, que é concedido anualmente pela revista de humor científico Annals of Improbable Investigation (Anais das Investigações Improváveis) para honrar a realização que "não podem ou não devem ser reproduzidas".
Durante os anos sessenta, ele trabalhou na segurança e sistemas de apoio de vida para Projeto Apollo, e terminou sua carreira com trabalho em segurança de pilotos e sistemas de operação computadorizada no helicóptero Apache. Murphy faleceu em 1990.
Fontes:
- Surendra Verna, Ideias Geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. Gutenberg, 2012.
- Eliene Percília, Lei de Murphy. Disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/lei-murphy.htm. Acesso em 06-Jul-2014.
- Joshua Clark, Como funciona a Lei de Murphy. Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/lei-de-murphy.htm. Acesso em 06-Jul-2014.