Uma das alternativas mais discutidas, vinda das explicações da ficção científica era que estes tiveram uma "ajuda extra"... dos extra-terrestres...
Mas, cientistas da Universidade de Amsterdã dizem ter descoberto o grande segredo, que afinal, estava na cara o tempo todo. É tudo uma questão de física, mas precisamente, do Atrito.
A imagem abaixo foi encontrada dentro do túmulo de Djehutihotep, descoberto na Era Vitoriana, onde esta ilustra uma cena de escravos transportando uma estátua gigante, e nesta pode-se observar um homem na frente (direita do pé da estátua) do trenó derramando algo na areia, que tudo indica ser um líquido
Fonte: Al-Ahram
Weekly, 5-11 August 2004, issue 702. Credit: Fundamental Research on Matter
(FOM)
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Os físicos fizeram uma versão de laboratório do trenó egípcio em uma bandeja de areia, onde puderam calcular tanto a força de tração necessária para mover o trenó, bem como a rigidez da areia como uma função da quantidade de água adicionada. Para determinar a rigidez que utilizado um reômetro, que mostra a quantidade de força necessária para deformar um certo volume de areia.
As experiências revelaram que a força de tração diminui proporcionalmente à rigidez da areia. Pontes capilares surgem quando a água é adicionada à areia. Estas são pequenas gotas de água que faz com que os grãos de areia se liguem uns aos outros. Utilizando a uma quantidade correta de água, a areia molhada é cerca de duas vezes mais rígida do que a areia seca, desta forma, o trenó desliza mais facilmente sobre a areia do deserto, pois a areia não se acumulam na frente do trenó, aumentando o atrito, como acontece no caso da areia seca.
Além de revelar algo sobre os antigos egípcios, os resultados também são interessantes para as aplicações modernas. Os cientistas ainda não entendem completamente o comportamento do material granular, como areia. Materiais granulados são, no entanto, muito comum. Outros exemplos são o asfalto, concreto e carvão. Os resultados da pesquisa poderiam, portanto, ser útil para examinar como otimizar o transporte e processamento de material granular, que representa atualmente cerca de dez por cento do consumo de energia em todo o mundo.
A pesquisa foi orientada pela professora líder do grupo FOM Daniel Bonn e faz parte da "Aspectos fundamentais de atrito" o programa FOM.
Fonte:
http://phys.org/news/2014-04-ancient-egyptians-pyramid-stones-sand.html. Acesso em 07/09/2014
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