Os textos aqui apresentados serão extraídos do livro "Idéias Geniais", de Surendra Verma.
Começo esta série com o Princípio de Arquimedes. Este princípio é datado do século III a.C. em Siracusa, uma Cidade-Estado grega, na Sicília.
A ideia se resume em "um corpo totalmente imerso em um fluido experimenta uma perda aparente de peso igual ao peso do fluido que esse corpo desloca."
Diz a História que Arquimedes analisou o problema numa banheira. Observou duas coisas. A primeira foi de que a água subiu quando ele entrou na banheira, pois seu corpo tinha tomado o lugar de parte da água. A segunda foi que ele sentia-se mais leves conforme o corpo afundava na água. Sua mente brilhante conectou as duas observações.Ele se sentia mais leve porque seu corpo deslocava água: quanto mais água ele deslocava, mais leve se sentia.

Segundo a lenda, o grande homem, entusiasmado com sua descoberta, saltou de sua banheira e correu nu pelas ruas, gritando "Eureca!" ("Eu encontrei!"). Testes provaram que o ouro realmente fora adulterado.
Um desses fatos podem ser comprovado quando entramos em uma piscina. Ao entrar na piscina, nos sentimos mais leve do que fora dela.
Isso é devido a uma força vertical para cima exercida pela água, chamada de Empuxo. O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina. A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Fonte:
- Surendra Verma, Idéias Geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. Gutenberg, 2012.
- http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php. Acesso em 30-Jun-2014